sábado, 24 de abril de 2010

MINHA HISTÓRIA

Muito bom, isso de escrever. Vicia e me distrai enquanto espero as pestes de minhas filhas.
Sobre mim: infância feliz, pés no chão, banhos de chuva, de rio, queimada, chicotinho queimado, roubar frutas, correr dos marimbondos, dos gansos, de cobras, sacanear os outros com aquelas cobrinhas de mentira que a gente arrastava nas esquinas, pra dar sustos; chamadas pras brigas nas esquinas (me encontre lá às tantas horas, que você vai se ver comigo), brincava de morcego (subia numa escada de madeira que levava à laje da minha casa, e me pendurava de cabeça pra baixo. Cada dia um degrau mais alto. Hoje tenho pavor de altura. Onde estava minha mãe que me deixava fazer aquilo?), surras homéricas do meu pai, que me deixavam com as pernas marcadas pelo cinto, em roxo, verde e azul. Mas ele também tinha seu lado bom: protetor, amigo, defensor, apesar de machista e tirano. Era aquariano e enxergava longe. Quando eu falei que iria cursar Letras, ele disse que eu tinha era de fazer Direito ou Contabilidade. Teimosa que sou, nunca usei meu diploma de Letras pra nada e me tornei uma excelente contadora. Ele tinha uma coração enorme, era muito trabalhador, um guerreiro, mesmo, mas tinha um gênio do cão, e foi assassinado em Niterói,em 1982, provavelmente pela milícia que ele mesmo ajudou a criar. Minha mãe, melhor amiga, meu ídolo, meu anjo. Minha irmã, mais nova sete anos, era uma capeta, e muitas vezes nos demos porrada. Hoje somos unidas e sabemos que podemos contar uma com a outra. Aliás, de nossa família mesmo, só restou uma à outra.
Primeira amiga de infância: Inês. Quase não lembro de nós. Segunda amiga de infância/adolescência: Modesta.Passamos muito tempo juntas, fizemos muitas confidências. Ela era incrível: caçava formigas (daquelas, com asas) e fazia farofa pra gente comer,pegava rã, e tambem fazia pra gente comer, fazia pipas pra gente soltar. Tentou me ensinar a fazer ponte e estrela, mas eu nunca consegui. Me fez ficar com vergonha de mim mesma, quando eu reclamava de minha mãe pegando no pé (SOLANGE, ENTRA AGORA!!!!) e ela me disse que queria que a mãe dela se preocupasse assim com ela. Guerreira, logo arrumou um emprego de babá, e com seu primeiro salário me deu uma bola de presente. AMIGONA. Há pouco tempo, tentando reencontrá-la consegui localizar seu telefone, mas ainda não conseguimos nos ver.
No segundo grau, no Barão, fiz amizade com Rosimar e Tânia, que persiste até hoje. Tinha também a Nilza, mas essa despirocou totalmente, literalmente. Na Faculdade, Marinete, adorável. Quase não temos mais contato. No primeiro emprego, Nilcéia e Vera. Também já não nos vemos. No segundo emprego, Nini. Aqui na KPM minhas primeiras amizades foram Sâmara e Izete.
Primeira paquera, Anselmo, que morreu em um acidente de moto aqui perto de casa há uns 20 anos. Primeira paixão avassaladora e platônica, Heitor. Depois veio o Soares que era um bosta. Aí veio Zé Carlos. Com esse, casei. E a vida é um mar de rosas cheio de espinhos.
A vida me pregou muitas peças, mas também me deu muitos presentes. O maior de todos, minhas filhas, que amo mais do que a mim mesma, e olha que me amo pra caramba.
Consegui quase tudo o que desejei, e o que não consegui não era bom pra mim.
Hoje vivo soterrada de trabalho e responsabilidades, e meu próximo desejo é conseguir desacelerar, caminhar mais calma e tranquila. Mas, tranquilidade, acho que não terei tão cedo, pois meu lado canceriano me faz querer proteger o mundo, e me enche de preocupações por coisas que não posso resolver ou controlar. Prefiro meu lado leonino, preguiçoso, egocêntrico e desinteressado dos outros, mas ele está ficando velho e cansado e deixando meu lado canceriano ridículo e chorão se sobressair. Que droga!
Gosto de minha vida, mas quero sempre mais. Fiz muitas coisas feias e bonitas, e ainda tenho muito pra contar e confessar.

Me aguardem.

SOU ROSACRUZ

O Rosacrucianismo não é uma religião. É uma escola de misticismo e nos ajuda a compreender os mistérios básicos da vida: de onde viemos, pra onde vamos, quem somos. Nascimento, vida, morte, reencarnação, Deus. Desde sempre, desde que me entendo por gente, tive fascínio pelo Céu. Lembro que bem criança, planejava subir na laje da minha casa, sobrepor uns treis baldes, e em cima, umas treis escadas, pra tentar tocá-lo. Imaginava que consistência teria, o que haveria por cima daquela imensidão azul. Achava que ele era todo furadinho, e as estrelas eram as frestas que deixavam passar as luzes que tinham por cima daquele cobertor.
À medida em que fui crescendo, passei a ter medo da morte e de mim. Eu tinha uma sensação de irrealidade. Parecia que eu não existia, e quando eu mergulhava dentro de mim mesma, tentando me conscientizar da minha existência (Eu, Solange, Eu, Solange...), eu mergulhava em um precipício escuro e ficava apavorada. Hoje que posso fazer esse experimento sem susto, não consigo.
Não tive uma formação religiosa, apesar de minha família ter sido católica, mais por tradição do que por fé.Por mim mesma, comecei a procurar por algo, mas nunca me sintonizei com nenhuma religião. Nunca acreditei no Diabo(até tenho pena desse personagem, que é usado para justificar todas as nossas imperfeições)nem em Adão e Eva, mas sempre soube da existência de algo muito maior que alimenta nosso espírito e nos deu um propósito.
O medo de mim e da morte aumentava,e um dia me apresentaram a Ordem Rosacruz. Percebi que ali eu iria achar o que estava procurando. A Ordem me deu instrumentos de pesquisa interior para entender todos os mistérios que nos intrigam, e o melhor o livre arbítrio e a responsabilidade de arcar com as consequências de nossas atitudes e decisões. E a cada degrau que subimos na escada da evolução,aumenta nosso privilégio e nossa responsabilidade, na mesma proporção. Quanto mais evoluídos espiritualmente, mais nos tornamos responsáveis por nós mesmos e pelos outros. Entendi que estamos aqui, em treinamento para um trabalho muito maior no Universo, e se não aprendermos as lições, ficaremos repetindo de ano "ad eternum".
Deus ainda é uma incógnita, mas começo a percebê-LO. Acho que todos nós, assim como tudo no Universo, em uníssono, somos ELE. Acho que ELE está em eterna expansão, e ainda busca se enriquecer em experiências, e pra isso deve ter nos criado com o livre arbítrio a fim de que possamos criar variadas formas de manifestação.
Ainda temo a morte, mas quase nada. Ainda não sei muito bem quem sou, mas já começo a perceber o propósito que Deus me deu. Sei que ainda estou bem longe de me tornar um ser evoluído, mas já comecei a caminhada. E sei que dominar todas as minhas angústias, conhecer, aprender e crescer só depende de mim. Mas nada disso foi a Ordem que me deu. Ela só me ensinou a buscar as respostas dentro de mim, mostrando que eu sou o meu próprio mestre.
Obrigada a todos os Mestres visíveis e invisíveis que me levaram até a Ordem, e agradeço a toda a Egrégora por ter me aceitado em seu meio.
Em quase Paz Profunda, mas ainda chego lá.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

OI, GENTEEEEEEEEEE!

QUANDO EU ERA JOVEM, DESCARREGAVA MINHAS ANGÚSTIAS, ADRENALINAS E DESABAFOS NAS LETRAS, QUE ERAM LITERALMENTE ESCRITAS À MÃO.
NESSA ÉPOCA EU NÃO PERCEBIA QUE TINHA ESQUECIDO OS Qs,Ss E Rs ANTERIORES QUE EU JÁ CORRIGI.
HOJE LENDO O BLOG DE MINHA FILHA ME DEU UMA INVEJA, (OU SERIA, SAUDADE?) DE UM TEMPO QUE EU PENSAVA COM A CANETA. VOCÊS AINDA SABEM O QUE É ISSO? OU JÁ TERÁ CAÍDO EM DESUSO COMO A MÁQUINA DE DATILOGRAFIA?
ANTES, SE EU ERRAVA, EU TINHA QUE RABISCAR OS ESCRITOS (QUASE SAIU ESCROTOS), E PROSSEGUIR COM UM TEXTO CHEIO DE DEFEITOS.
ACHO A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA UMA BENÇÃO, ATÉ PORQUE MINHA LETRA É HORROROZA (SA)?(RÍVEL)? VOCÊS ENTENDERAM? (SE A GENTE NÃO ERRAR NAS LETRAS OU NA NOVA ORTOGRAFIA, ERRA NA DIGITAÇÃO.
(QUE SACO!)
ENFIM, ESSA É UMA RETOMADA DE HÁBITOS COM ROUPAS NOVAS: CORRIGIDAS, REDIGITADAS E REPENSADAS.
RETOMADAS DE HÁBITOS... SERÁ POSSÍVEL?
RETOMAR? RECOMEÇAR?
ACHO QUE NÃO.
SÃO OUTROS CAMINHOS, OUTROS CONCEITOS, OUTRAS CONCEPÇÕES.
MUDEI TANTO DE LÁ PRA CÁ:
DE PELE, DE GRUPOS, DE ROTINAS, DE OPINIÕES....
ATÉ DE CASA, DE FAMÍLIA, DE EMPREGO, DE AMIGOS, DE COBERTOR (UM DIA VOCÊS ENTENDERÃO ISSO).
ENFIM, ESTOU COMEÇANDO UM NOVO TEMPO, ENQUANTO ESPERO A PESTE DA MINHA FILHA MAIS NOVA VIR PRA CASA, ENQUANTO A MAIS VELHA NEM SEI POR ONDE ANDA. (QUANDO PENSEI QUE UM DIA IRIA SUPERAR ESSES ??????????????),
ESSE BLÁ, BLÁ, BLÁ, VIRTUAL, ME AJUDA A RECUPERAR MEU EQUILÍBRIO E VENCER O CANSAÇO.
(ELA ACABOU DE CHEGAR. QUE BOM!)
AMANHÃ QUERO VOLTAR AQUI, PORQUE GOSTEI MUITO DISSO.

(eu revisei, mas se encontrarem algum erro, a culpa é da droga daquela cerveja clara que tomei no Itamar, porque aquele peste não comprou a minha Preta)

Fui. Bjs.